sábado, agosto 20, 2005

Crónica de uma Pandemia Anunciada

A situação contínua a agravar-se. A pandemia parece ser uma certeza e, provávelmente, irá ter a sua primeira vaga já este Outono/Inverno.

As aves migratórias, vindas do sul da Ásia já espalharam o H5N1 pelo Japão, Indonésia subiram para a Sibéria e Urais, Cazaquistão e Mongólia, espera-se a entrada a curto prazo, uma questão de dias, no mediterrâneo oriental.

Segundo parece, o grosso da migração das aves que, passam o Verão nos grandes lagos do sul da Ásia que, percorrem longas distâncias quando migram (Gansos, Mergulhões e Gaivotas), e que estão amplamente contaminadas, só se dá nos finais de Agosto início de Setembro, pelo que a velocidade de propagação vai, com certeza, aumentar. Note-se que este período coincide com o início da época da gripe nos Humanos no hemisfério norte, pelo que, a probabilidade das duas gripes se juntarem e criarem uma terceira estirpe de alta propagação entre humanos vão aumentar exponencialmente.

A vacina, recentemente anunciada, parece que, efectivamente, tem pouco efeito, o Mundo continua curto de antivirais e, aparentemente, à excepção de alguns poucos países, a politica adoptada pelos Governos é enfiar a cabeça na areia.

Sem um plano efectivo de prevenção, quer a nível regional quer a nível global, a possibilidade de para além de confrontados com uma pandemia de efeitos incalculáveis sermos também confrontados com uma situação de pânico geral é enorme.

É NECESSÁRIO QUE TODOS SAIBAM COMO AGIR NUMA SITUAÇÃO DE CRISE.

PRECISAMOS DE UM PLANO EXTREMAMENTE DETALHADO.

Sem comentários: