Reuters AlertNet - London,England,UK
GENEVA, Nov 29 (Reuters) - A 16-year-old boy confirmed as Indonesia's 12th human case of bird flu had two brothers who died from similar symptoms days before ...
Mais uma acha para a fogueira. Não há duvida que a questão da Gripe das Aves é, também, uma questão financeira, não só pelos prejuízos / alteração à ordem económica, como pela escolha dos fármacos para o seu combate. Destes, na linha da frente está, sem dúvida, o Tamiflu. Preferido e adoptado por quase todos os países como o único antiviral, excepto raras excepções, para o combate da Gripe das Aves. O problema é que se está para provar a sua verdadeira eficácia.
Temos então uma grande farmacêutica, a Roche, que desenvolveu um antiviral, o Tamiflu, que não teve grande saída no mercado, aparece a Gripe das Aves, e torna-se o remédio milagroso pretendido por todos.
A coincidência é tremenda, um produto condenado ao fracasso transforma-se num espectacular caso de sucesso.
O mais estranho, quanto a mim, é que quase todos os países limitaram-se a armazenar um único antiviral…deixando muitas vezes cair outros que poderão ser tanto ou mais eficazes.
Agora, vimos a saber que o Tamiiflu tem como possíveis efeitos alucinações e que esta contra indicação não vem referida nos folhetos ingleses mas que vem nos japoneses.
Com mais esta o mundo pode vir a ter de se confrontar, simultaneamente, com uma situação de pandemia gripal, pânico e tendências suicidas generalizadas.
A reter:
Vacina da Gripe deve ser dada a toda a gente. Independentemente da Gripe das Aves.
A Gripe das Aves é das Aves - por agora.
A probabilidade de este vírus, H5N1, causar uma pandemia é muito elevada – não se sabe é quando.
A Vacina para o Homem está próxima – e depois "só" falta passar à produção em larga escala.
A reter:
- A pandemia da Gripe das Aves é uma questão de tempo;
- A quebra no crescimento da economia mundial será muito elevada;
- Uma situação de pânico generalizado é possível e provável;
- 60% dos países têm um plano, mas em muitos dos casos não passa de papel;
- A questão da Gripe das Aves não é de agora.